"INOVAÇÃO E RIGOR, DA CONCEPÇÃO À CONCLUSÃO"

Voltar

FERNANDO SERRA

ADMINISTRADOR

 

 

 

Fernando Nunes Serra, Engenheiro Mecânico formado em 1965 pelo Instituto Superior Técnico. Tem cerca de 45 anos de experiência profissional em cargos de Administração e Direcção de grandes Empresas Portuguesas.

 

Em 1967 iniciou a sua actividade profissional como Técnico da LISNAVE, durante a fase de construção do Estaleiro da Margueira.

 

De 1968 a 1973, na Divisão Metalo Mecânica da CUF, foi responsável inicialmente pelo Laboratório Metalúrgico da Fundição, e posteriormente responsável pela Fundição (cerca de 130 pessoas). Posteriormente foi responsável pela Caldeiraria (cerca 300 pessoas), tendo como principais realizações equipamentos para a indústria química pesada, petroquímica e energia. Ainda na CUF, a partir de 1972 foi responsável pelo Departamento Técnico da Divisão Metalo Mecânica.

 

De 1973 a 1980, transitou para a EQUIMETAL (antiga Divisão Metalomecânica da CUF), como Director Industrial, estando a seu cargo a Direcção dos Departamentos Técnico e de Produção (cerca de 600 pessoas). Em 1979 assumiu a Direcção Geral de Instalações Industriais, englobando as Direcções de Engenharia, Marketing e Comercial, que incluía a Coordenação e Gestão de Diversos Projectos Industriais de grande dimensão dentro e fora do Grupo.

 

Ao longo do período compreendido entre 1988 e 1995 assumiu a Administração e Direcção de diversas empresas: Director Geral da SOVENA; Administrador da UNICLAR; Administrador Delegado da SOVENA (em acumulação com Director Geral); Director da Divisão de Óleos e Sabões da QUIMIGAL; Membro do Conselho de Direcção da CUFTRANS; Administrador Delegado da LUSOL; Administrador Delegado da SOVENA; Presidente do Conselho de Administração da INDUVE (Angola); e Administrador Delegado da Empresa de Engenharia AQUATRO.

 

Em 1995 assumiu a Administração da PROMAN- Centro de Estudos e Projectos, tendo sido eleito presidente do conselho de Administração em 2009, função que manteve até Março de 2015. Em 2005 foi nomeado Administrador da AGRIPRO e em 2007 administrador da DEFINT.

 

Exerceu funções de docente no IST na cadeira de “Gestão de Projectos” e de Formador em Cursos de Pós-graduação na Universidade Nova/ISQ em “Inovação e Gestão de Projectos”.

 

Actualmente desempenha a função de Administrador da PROFABRIL XXI, sedo administrador não executivo da PROMAN.

CERTIFICAÇÕES

A PROMAN possui a qualificação, na classe 8, de gestor geral da qualidade de empreendimentos da construção (Decreto-Lei nº 310/90), emitida pelo Laboratório de Engenharia Civil, e tem em vigor os Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança certificados segundo os referenciais NP EN ISO 9001:2008; NP EN ISO 14001:2012 e OHSAS 18001:2007 para serviços de gestão e fiscalização de empreendimentos e revisão de projectos.

Proman s.a. - todos os direitos reservados  | 2015

 desenvolvido por: