"INOVAÇÃO E RIGOR, DA CONCEÇÃO À CONCLUSÃO"

Voltar

JOSÉ CEREJEIRA

ENGENHARIA COSTEIRA

 

 

Engenheiro civil formado em 1962 pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tem cerca de 45 anos de experiência profissional na execução e direção de projetos de engenharia de infraestruturas portuárias, estaleiros navais e obras marítimas, em Portugal e no estrangeiro.

 

De 1970 a 1975, como engenheiro da Profabril, trabahou em projetos de infraestruturas portuárias e estaleiros navais em Portugal, Espanha, Brasil, Médio Oriente, Angola e Moçambique, com destaque para os grandes estaleiros da Setenave, de Cadiz e do Bahrain.

 

De 1976 a 1980, no Brasil e como engenheiro da Sogetec e da Planave, trabalhou nos projetos de diversos terminais portuários, como o do terminal de minério do porto de Sepetiba, RJ, e de estaleiros navais, como o de Jeddah, na Arábia Saudita e do Mindelo, em Cabo Verde.

 

Em 1981 foi um dos fundadores da Proman, empresa onde, além de ter exercido as funções de diretor técnico e de administrador, trabalhou em numerosos estudos e projetos de infraestruturas portuárias e estaleiros navais, com destaque para:

 

O estudo orientador do desenvolvimento integrado dos portos de Lisboa, Setúbal e Sines;

Os projetos das ampliações dos estaleiros da Mitrena, de Viana do Castelo e do Arsenal do Alfeite;

As intervenções, a vários níveis, nos projetos das ampliações dos terminais de contentores de Alcântara e de Santa Apolónia, no porto de Lisboa, e nos dos terminais de contentores dos portos de Leixões, Sines e Aveiro.

 

Nos últimos 8 anos tem vindo a prestar consultoria técnica na conceção e na verificação de projetos de grandes docas secas de estaleiros brasileiros de construção e de reparação naval, com destaque para o ERG, no Rio Grande do Sul, RG, o EAS, no porto de Suape, PE, o EEP, em Paraguaçu, BA, e o EBN, em Itaguaí, RJ.

 

Foi distinguido em 2005 com o Prémio Fernando Abecasis atribuído pela Delegação Portuguesa da PIANC, Associação Internacional de Navegação, para distinguir “curriculo profissional relevante, distinto e meritório” nas áreas de intervenção tradicional desta associação.

-

-

-

CERTIFICAÇÕES

A PROMAN possui a qualificação, na classe 8, de gestor geral da qualidade de empreendimentos da construção (Decreto-Lei nº 310/90), emitida pelo Laboratório de Engenharia Civil, e tem em vigor os Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança certificados segundo os referenciais NP EN ISO 9001:2008; NP EN ISO 14001:2012 e OHSAS 18001:2007 para serviços de gestão e fiscalização de empreendimentos e revisão de projectos.

Proman s.a. - todos os direitos reservados  | 2015

 desenvolvido por: