"INOVAÇÃO E RIGOR, DA CONCEÇÃO À CONCLUSÃO"

Voltar

JOSÉ PERNÃO

RESPONSÁVEL ÁREA - OBRAS MARÍTIMAS

 

 

 

O nosso colaborador José Jorge R. Pernão é um engenheiro civil sénior com mais de 30 anos de experiência na concepção, projecto e análise de estruturas marítimo-portuárias, nomeadamente cais e estruturas acostáveis, estaleiros de reparação e construção naval, terminais especializados, instalações marítimas, estruturas de suporte, obras de regularização marginal, remodelação e construção de frentes marginais, marinas e portos de recreio, entre outros. Na qualidade de especialista dessa classe de obras é actualmente responsável pelos estudos de viabilidade e projectos dessa natureza em curso na PROMAN.

 

O Engº. José Pernão tem uma vasta experiência em todos os aspectos de desenvolvimento portuário, incluindo a coordenação de projectos multidisciplinares. Esteve envolvido em dezenas de infra-estruturas portuárias e respectivas obras marítimas relacionadas, em vários países, nomeadamente Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Angola, Brasil e Senegal.

 

Por exemplo, em Cabo Verde, entre outros, participou na concepção e desenvolvimento de diversas alternativas construtivas dos cais acostáveis para o porto de Palmeira na ilha do Sal e porto de Vale de Cavaleiros e Furna respectivamente nas ilhas do Fogo e Brava.

Em Moçambique destaca-se o recente projecto de ampliação e modernização do porto de Nacala o qual envolveu uma parceria com equipas de projecto internacionais no sentido de se dotar o porto existente de uma nova frente acostável para navios de contentores da classe pós Panamax bem como das obras dos novos acessos rodo-ferroviários, arranjo geral e pavimentações das áreas de parque de contentores, portarias e edificações.

No Brasil participou em estudos conceptuais e na assessoria técnica de vários projectos de estaleiros de construção naval de que se destaca o estaleiro do Paraguaçu e Rio Grande do Sul com intervenções ao nível das soluções construtivas das estruturas das lajes de fundo das docas, paredes de contenção e ensecadeiras.

Em Angola encontra-se envolvido no desenvolvimento dos projectos dos cais acostáveis e dragagens para a Base Naval do Soyo. Realça-se ainda a participação no desenvolvimento e coordenação do projecto do Jetty da base de operações petrolíferas do Dande consistindo numa estrutura acostável perpendicular à costa com mais de 600m de comprimento construída em estacas prancha.

Em Portugal destaca-se o envolvimento directo na coordenação e projectos de: cais do novo Terminal de Cruzeiros de Leixões; Fundações e acessos da Ponte Móvel de Leixões; reabilitação de diversos cais nas docas do Porto de Leixões; Ampliação, novos cais, pavimentos e terraplenos do porto comercial de Aveiro; aprofundamento do Terminal de Contentores de Alcântara, e mais recentemente, no desenvolvimento de todos os projectos alusivos às obras marítimas e terrestres da Fase 2 de expansão do Terminal de Contentores de Sines, sob a concessão da PSA Sines, incluindo acessos rodo-ferroviários.

 

Na área específica dos estaleiros de reparação naval tem substancial relevância o envolvimento no projecto do Hydrolift para as instalações da Lisnave na Mitrena em Setúbal, consistindo num sistema inovador de docagem de navios. Salientam-se ainda os projectos de reabilitação de docas e outras estruturas marítimas para a Dakarnave no Senegal, para o Estaleiro da Lisnave na Margueira, para o Estaleiro de Setenave em Setúbal e para a Base Naval do Alfeite em Almada.

 

O Eng.º José Pernão é licenciado em Engenharia Civil pelo IST, no ramo de Estruturas. Participou e colaborou em vários congressos internacionais relacionados com portos e obras marítimas.

CERTIFICAÇÕES

A PROMAN possui a qualificação, na classe 8, de gestor geral da qualidade de empreendimentos da construção (Decreto-Lei nº 310/90), emitida pelo Laboratório de Engenharia Civil, e tem em vigor os Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança certificados segundo os referenciais NP EN ISO 9001:2008; NP EN ISO 14001:2012 e OHSAS 18001:2007 para serviços de gestão e fiscalização de empreendimentos e revisão de projectos.

Proman s.a. - todos os direitos reservados  | 2015

 desenvolvido por: