"INOVAÇÃO E RIGOR, DA CONCEPÇÃO À CONCLUSÃO"

Voltar

NUNO ULRICH

FUNDADOR PROMAN

 

 

 

 

Nuno Manuel de Castro Pereira Ulrich é Engenheiro Civil, formado pelo Instituto Superior Técnico, em 1969, e com formação complementar em Organização de Empresas, Finanças para Gestores não Financeiros, Gestão de Recursos Humanos e Avaliação, Gestão e Controlo de Projectos.

 

Nuno Ulrich iniciou a sua actividade profissional, como engenheiro projectista e posteriormente como chefe de projecto, onde se destacam os seguintes empreendimentos: Refinaria da Sores; Estaleiros navais: Setenave, Viana do Castelo, ASRY – Bahrain, e, pontualmente, Lisnave; Fábrica da Kowa – Seiko da CUF, Celulose da Celbi, Petrogal e Petrangol; Metropolitano de Lisboa; Estudos e planeamento inicial da fábrica da Ford; Complexo do Estado Maior da Força Aérea, em Alfragide; e diversos edifícios de habitação e escritórios em Lisboa (em actividade liberal).

 

Entre 1980 e 1990, foi um dos três fundadores da empresa PROMAN, que arrancou com 4 colaboradores e uma facturação no primeiro ano de actividade de cerca de 10.000 contos, números que em 1990 atingiram, respectivamente, 60 colaboradores e um volume de negócios superior a 600.000 contos. Para além da sua actividade de gestão da empresa, desenvolveu intensa actividade internacional ao serviço da LISNAVE, tendo também tido a seu cargo a coordenação técnica e financeira, entre outros, dos seguintes trabalhos: Plano Director dos Estaleiros Navais de Angola; Entreposto Cimenteiro da Madeira; Planeamento e concepção dos Aeródromos da Guarda, Viseu e Mirandela; Avaliação Patrimonial das empresas Lisnave e Sogrape; Entrepostos frigoríficos das ilhas do Faial e do Pico; Edifícios Comitur e Fidelidade, em Lisboa; Planeamento e concepção da Marina de Cascais; Centro Cultural da cidade da Horta (projecto de execução); Estudos de viabilidade económica de diversos empreendimentos industriais e imobiliários.

 

Entre 1990 e 1998, Nuno Ulrich, já no GRUPO PROFABRIL/CONSULPLANO, foi um dos principais responsáveis pela criação, estruturação e gestão global do Grupo, integrado por 30 empresas, com cerca de 600 colaboradores, na sua maioria técnicos qualificados. Em 1994 o Grupo ascendeu ao 91º lugar – 65º se se excluírem as empresas empreiteiras na lista das maiores empresas exportadoras de serviços de engenharia a nível mundial (ENR – Engineering News Record).

 

Desenvolveu ao longo da sua vida profissional extensos contactos a nível internacional, com algumas das mais relevantes empresas multinacionais, para a negociação e formalização de acordos de colaboração, associação e contratos de Joint Ventures.

 

Na empresa do Grupo IMOCONSULT E DUNE INVESTIMENTOS, foi responsável pela gestão geral que acumula com as áreas técnicas e financeira das empresas. Na vertente técnica da sua actividade na IMOCONSULT foram desenvolvidos sob a sua orientação os seguintes trabalhos: Plano Director Municipal do Concelho de Cascais; CREL – Circular Regional Exterior de Lisboa; Ordenamento da Baía da Praia Grande, em Macau (cerca de 300 ha); Estaleiro naval no Porto de Mormugão, em Goa; Urbanização da Nam Van, em Macau (1,2 milhões de m² de construção); e Estudos de viabilidade económica e de financiamento de diversos empreendimentos Entre 1998 e 2000, no GRUPO JOSÉ DE MELLO foi responsável pelo pelouro técnico da Império Imobiliária e pela reestruturação e desenvolvimento das áreas técnica e comercial da Engimais S.A..

 

Entre 2000 e 2004 foi Director da Unidade de Gestão e Desenvolvimento Imobiliário do Banco Comercial Português.

 

No período compreendido entre 2004 e 2010 foi consultor para a área imobiliária do Grupo Edifícios Atlântico, tendo tido como principal actividade a responsabilidade pelo Projecto Turístico do Morgado de Arge – 1.500 ha – em Portimão e pelo Projecto Baía de Luanda – USD 220 milhões – em Angola.

 

Nuno Ulrich entre 2008 e 2010 foi Administrador com o Pelouro Comercial e Contratual da ENGIMAIS – Engenharia e Consultoria Imobiliária, S.A.

 

Actualmente é consultor técnico e comercial com diversas entidades públicas e privadas.

CERTIFICAÇÕES

A PROMAN possui a qualificação, na classe 8, de gestor geral da qualidade de empreendimentos da construção (Decreto-Lei nº 310/90), emitida pelo Laboratório de Engenharia Civil, e tem em vigor os Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança certificados segundo os referenciais NP EN ISO 9001:2008; NP EN ISO 14001:2012 e OHSAS 18001:2007 para serviços de gestão e fiscalização de empreendimentos e revisão de projectos.

Proman s.a. - todos os direitos reservados  | 2015

 desenvolvido por: