"INOVAÇÃO E RIGOR, DA CONCEPÇÃO À CONCLUSÃO"

Voltar

SALLES HENRIQUES

RESPONSÁVEL DE ÁREA - QUALIDADE

 

 

Actualmente com cerca de 40 anos de experiência profissional, e sendo filho de engenheiro civil e militar cedo beneficia dessa condição que o orienta e determina no seu percurso escolar e académico pelo J. I. Pestalozzi, Colégio Militar, Engenharia Civil da Academia Militar e Instituto Superior Técnico, com passagem pela Escola Machado de Castro, e Universidade Lusíada, numa breve abordagem à Arquitectura.

 

A complementar, diversa formação em áreas específicas da Qualidade e a frequência de estágios, seminários e acções formativas no âmbito da E. Civil.

 

No início do seu desempenho na actividade exerce funções que passam pelas medições e orçamentos e na programação, planeamento e controlo de obra, sendo já na Direcção de Obra que se desloca para os Açores, na sequência do sismo de 1980, onde participa nos trabalhos de reconstrução de habitações e monumentos em Angra do Heroísmo bem como de construção nova, nomeadamente em trabalhos realizados na Base Aérea nº 4, nas Lajes, ilha Terceira, onde permanece três anos.

 

De regresso ao continente articula a direcção de obras públicas e particulares quer de construção de edifícios, quer de espaços industriais, estes sobretudo na área dos pavimentos especiais contínuos, para empresas diversas, com uma actividade empresarial própria na realização de obras particulares diversas.

 

Posteriormente, nas áreas da Qualidade e da Gestão e Fiscalização de Empreendimentos intervém, entre outras, na construção do Pavilhão Polidesportivo do Alto da Ajuda para a Reitoria da Universidade de Lisboa, construção do Apeadeiro de Rio de Mouro para a Refer, construção da Via Alternativa ao Monte da Caparica para a C. M. Almada, construção do complexo de 458 moradias e edifícios de apoio do Empreendimento Palmela Village, empreitada de Remodelação do Mercado Municipal da Cova da Piedade para a C. M. Almada, Construção do Centro Escolar e Beneficiação da Escola E.B.1 nº 1 de S. Pedro - Monchique para a C.M. Monchique, Empreitada de Execução da EB1 e JI (Malva Rosa) - Alverca do Ribatejo e empreitada de construção da Escola EB1 nº 2 e Jardim de Infância nº 4 de Alverca ambas para a C.M. Vila Franca de Xira, Fiscalização das Empreitadas de Abastecimento de Águas e de Saneamento Básico - Tavira Verde, Empreitada de Construção da Unidade de Alfragide, Empreitada de Construção da Unidade de Caldas da Rainha e Empreitada de Construção da Loja STAPLES de Rio de Mouro para a Moviflor, empreitada de remodelação das instalações de venda ao público - Alto da Cabreira, Empreitada de Construção de edifício Comercial em Cabanões – Viseu, Construção de um Estabelecimento Comercial com os respectivos Arranjos Exteriores, Estacionamento e Acessos, em Ponta Delgada – Açores para a Decathlon, EOP de "Construção da Nova Escola Básica e Jardim de Infância da Charneca de Caparica - Quinta de Santa Teresa" e EOP da "USALMA - Universidade Sénior de Almada, ambas para a C. M. Almada, Obra de Reabilitação do Infantário da Escola Alemã de Lisboa - Fase 2 e Obra de reparação da pista de Desporto para a Escola Alemã de Lisboa.

 

Por se revestirem de particular interesse, importa ainda referir a intervenção nos trabalhos da Expo 98, nomeadamente no Pavilhão do Conhecimento dos Mares, Edifício da Administração e Pavilhões Modulares, Construção do Centro Colombo em Lisboa, Empreitadas de Construção da Nova Aldeia da Luz, no Alqueva – EDIA, Gestão da Intervenção SilvesPolis, Programa Polis da Ria Formosa, Empreitada de Construção do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e Empreitada de Requalificação do Teatro Thalia para a SGMCTES.

 

No âmbito da Marca de Qualidade LNEC, de que é GGQ, registam-se as intervenções na Gestão da Qualidade das Empreitadas de Reabilitação do Subsistema Nó de Cabanas - Valongo; Execução da Adutora Monte Pedro - Gandra; Execução da Conduta Gravítica Lago - Jovim - Lotes A e B - Águas do Douro e Paiva, Gestão da Qualidade do 3º Grupo de Empreitadas do Abastecimento de Água ao Sotavento Algarvio - Águas do Algarve, Gestão da Qualidade do 4º Grupo de Empreitadas (2000 – 2006) do Abastecimento de Água ao Sotavento Algarvio - Águas do Algarve, Fiscalização e Gestor da Qualidade do 9º Grupo de Empreitadas do Abastecimento de Água ao Sotavento Algarvio - Águas do Algarve e nas obras de Adaptação das Instalações do laboratório Nacional de Referência de saúde Animal do INIAV, na Quinta do Marquês, em Oeiras.

 

Na Proman desde 1998, exerce as funções de Responsável pela Qualidade complementarmente à actividade de Fiscalização e Gestão de Empreendimentos como Coordenador e Fiscal Residente.

 

 

CERTIFICAÇÕES

A PROMAN possui a qualificação, na classe 8, de gestor geral da qualidade de empreendimentos da construção (Decreto-Lei nº 310/90), emitida pelo Laboratório de Engenharia Civil, e tem em vigor os Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança certificados segundo os referenciais NP EN ISO 9001:2008; NP EN ISO 14001:2012 e OHSAS 18001:2007 para serviços de gestão e fiscalização de empreendimentos e revisão de projectos.

Proman s.a. - todos os direitos reservados  | 2015

 desenvolvido por: